quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Atividade 1.1 Reflexôes inicias


A internet a serviço da Educação

Hoje é comum a tecnologia fazer parte da realidade da maioria das escolas do Brasil e do mundo, por isso faz-se necessário que como educadores estejamos em busca de conhecer e compreender as mais diferentes formas de trabalhar com esses recursos disponíveis.
Somos convidados a interagir com essas novas tecnologias, dessa forma poderemos buscar essa interação com o conhecimento, reconstruí-lo e sermos críticos e atuante em nosso contexto.
A educação é um processo muito mais integral, que nos ocupa a vida toda, e não somente quando estamos na escola. Dessa forma o educador tem dois papéis: o sendo um deles o de ajudar na aprendizagem der conteúdos e o segundo o de ser um elo para uma compreensão maior da vida, de modo que encontremos formas de viver que nos realizem e desenvolvam nossas capacidades. Isso não depende somente da tecnologia, mas da atitude profunda do educador e do educando, de ambos quererem aprender.
Diante de tudo o que foi colocado até aqui se percebe que no processo ensino-aprendizagem o aluno não é mais um repositório de informações de muitas vezes difíceis de serem alcançadas em tempos passados, mas como independente na busca dessas informações e da sua construção do conhecimento imposto pelas mudanças no mundo ainda que, o papel do educador deva ser não o de ensinar, mas o de facilitador da aprendizagem.
Também podemos destacar que o uso das tecnologias no processo ensino-aprendizagem não se constitui o remédio para todos os males da educação, mas pode ser o elemento de incentivo para mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário